Por que o papel alumínio tem dois lados diferentes e qual a função de cada um?
- thacianamariani

- 19 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
O papel alumínio tem dois lados diferentes devido ao processo de fabricação. Durante a produção, o papel alumínio é passado por grandes rolos de metal para ser achatado, e o lado brilhante é o que está em contato com o rolo polido, enquanto o lado fosco é o lado que não entra em contato com o rolo.

Foto: Shutterstock
O lado brilhante reflete mais calor e luz, o que o torna ideal para ser usado do lado de fora quando o objetivo é refletir calor (por exemplo, em assados, para que a comida retenha um pouco mais de calor).
O lado fosco, por outro lado, tende a absorver mais calor, o que pode ser útil quando você quer que o calor se concentre no interior do pacote ou da comida. Isso pode ser vantajoso em certos tipos de cozimento, como quando você está assando algo e deseja que a comida aqueça de maneira mais uniforme.
Na prática, a diferença entre os dois lados não é muito significativa para a maioria das receitas, então a escolha de qual lado usar geralmente depende do seu objetivo específico, mas em muitos casos, tanto faz.
O uso do papel alumínio para cozinhar é seguro, mas é importante evitar o contato direto com alimentos ácidos, como tomates e limões. Isso ocorre porque o ácido pode fazer com que pequenas quantidades de alumínio se soltem e sejam absorvidas pelos alimentos.
Embora alguns estudos, como o publicado no International Journal of Electrochemical Science, sugiram que a exposição excessiva ao alumínio pode estar associada a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, a quantidade de alumínio que consumimos por meio da alimentação é considerada muito baixa. Assim, os riscos à saúde são considerados mínimos.
As informações foram obtidas a partir de fontes como a Reynolds Kitchens, fabricante tradicional de papel alumínio, e publicações especializadas como o site Science Focus da BBC e Instituto de Engenharia Química (IChemE)



Comentários