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Por que as crianças pequenas gostam de assistir aos mesmos desenhos e ler os mesmos livros repetidamente?

Atualizado: 18 de ago.

Esses interesses intensos e repetitivos podem ser frustrantes para os pais, mas, na realidade, proporcionam grandes benefícios para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças.


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Getty Images



Esse cenário é bem familiar para muitos pais: não importa o que você sugira, seu filho em idade pré-escolar sempre prefere assistir ao mesmo episódio de Bluey novamente, mesmo tendo acabado de ver. E, na hora de dormir, é aquele livro que você já leu tantas vezes, a ponto de ter desenvolvido um repertório de vozes para cada personagem.


Esses interesses profundos e repetitivos em desenhos animados, jogos ou temas podem ser frustrantes para os pais, que gostariam de variar um pouco. No entanto, essa repetição tem grandes benefícios para o aprendizado e o bem-estar das crianças.


Uma das razões por trás desse comportamento é o que podemos chamar de "efeito input", um conceito amplamente discutido na ciência cognitiva.


"efeito input" ou input repetitivo, que se refere à maneira como a exposição constante e intensa a um mesmo estímulo contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento.


Quando uma criança se dedica repetidamente a um tema, jogo ou desenho animado específico, vários processos cognitivos importantes estão em ação:



1. Previsibilidade e segurança

  • A repetição oferece uma sensação de segurança. Elas sabem o que esperar e isso reduz a ansiedade, especialmente em crianças pequenas que estão aprendendo a lidar com o mundo ao seu redor.

  • Ao antecipar o que vem a seguir, sentem-se no controle e confiantes.


2. Aprendizado e memorização

  • Repetir histórias e cenas ajuda na memória, linguagem e desenvolvimento cognitivo.

  • Elas reforçam vocabulário, padrões de fala e compreensão de narrativas.

  • Por exemplo, ao ouvir a mesma história várias vezes, começam a prever palavras ou frases, o que é um passo importante para a leitura e a fala.


3. Exploração de emoções

  • Repetir histórias permite que processem emoções complexas de forma segura.

  • Podem se identificar com personagens, experimentar medo, alegria ou raiva e aprender a lidar com esses sentimentos.


4. Prazer na familiaridade

  • Crianças pequenas sentem prazer na familiaridade e na rotina.

  • Cada repetição é reconfortante e divertida, mesmo que para adultos pareça monótono.


5. Desenvolvimento de habilidades sociais

  • Ao repetir histórias, elas aprendem valores, regras sociais e comportamentos.

  • Podem ensaiar interações com os personagens e aplicar conceitos na vida real.


6. Exploração criativa dentro de limites 

  • Mesmo com um tema limitado, a criança encontra novas formas de interagir, reinterpretar ou expandir o conteúdo.


Resumindo, o que para adultos pode parecer repetitivo, para crianças é uma ferramenta essencial de aprendizagem, exploração emocional e conforto psicológico.


Em busca de padrões


Imagine o cérebro como um órgão constantemente tentando identificar o que é normal em nossas vidas, o que segue um padrão regular e o que foge desse padrão. Pesquisadores descobriram um fenômeno chamado aprendizagem estatística. Segundo esse conceito, as crianças são muito sensíveis a identificar regularidades e padrões no que acontece ao seu redor.


Curiosamente, os bebês são especialmente aptos a entender certos tipos de informações, como a probabilidade de sons específicos que ouvimos em nossa fala direcionada a eles.

No entanto, eles precisam ser expostos a muitos exemplos antes de conseguirem identificar essas regularidades.


Por exemplo, em todas as línguas, inclusive o inglês, os sons das palavras geralmente seguem padrões específicos. Algumas das combinações de três letras mais comuns em inglês são "the", "and" e "ing". Faz sentido que o cérebro das crianças procure essas repetições, isso as ajuda a aprender a língua.


Portanto, quando as crianças pequenas assistem repetidamente ao mesmo programa, o que elas estão fazendo, mesmo que de forma inconsciente é tentando detectar e consolidar os padrões do que estão assistindo, ouvindo ou lendo.



Conforto familiar


Além de contribuir para o aprendizado, a repetição também oferece benefícios emocionais para as crianças, o que podemos chamar de "efeito de bem-estar".


O principal objetivo da infância é o aprendizado, o que implica em buscar ativamente novas experiências e estímulos. No entanto, o processo de se adaptar e lidar com o desconhecido pode ser exaustivo, mesmo para uma criança cheia de energia.


O mundo também pode ser mais desconcertante e estressante para as crianças do que para os adultos. Enquanto os adultos já aprenderam a lidar com as situações e sabem o que esperar, as crianças estão constantemente se confrontando com novas experiências pela primeira vez. Nesse sentido, a repetição de atividades familiares, como assistir ao mesmo desenho ou ler o mesmo livro, oferece uma sensação de segurança, previsibilidade e conforto, essencial para o bem-estar emocional delas.


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Estímulos conhecidos, como aquele episódio de desenho animado que elas assistem repetidamente, oferecem uma fonte de conforto e segurança, ajudando a reduzir o estresse e a incerteza que as crianças enfrentam. Esses interesses profundos em uma atividade específica também podem proporcionar benefícios ao bem-estar, gerando uma sensação de controle e domínio.


As crianças estão constantemente desafiadas no que sabem e entendem, seja na escola, na creche ou em outros contextos. Embora esse desafio seja essencial para o aprendizado, também pode ameaçar seus sentimentos de competência. A possibilidade de relaxar durante uma atividade que dominam, como um jogo favorito ou assistir a um programa conhecido, atende a essa necessidade de sentir-se capaz.


Além disso, a escolha de uma atividade favorita permite que a criança experimente um senso de autonomia e controle sobre sua vida, o que é muitas vezes escasso em um mundo onde estão sendo constantemente direcionadas pelos pais.


É importante lembrar que nem todas as crianças desenvolvem esses tipos de interesses repetitivos da mesma maneira. Por exemplo, crianças com autismo podem apresentar interesses mais específicos e intensos. A repetição, portanto, tem um grande valor para o aprendizado e o bem-estar da criança. Embora não seja necessário forçar a repetição, os pais não precisam se preocupar caso seus filhos procurem por essas atividades repetitivas por conta própria.


No entanto, é preciso ficar atento se essa repetição começar a interferir em outras áreas importantes da vida da criança, como a interação social, o exercício físico ou a rotina diária.


Não existe uma regra única que funcione para todas as crianças em todos os contextos, e como pais, o melhor é observar e tomar decisões com base nas necessidades e comportamentos específicos de cada um. Então, quando você colocar aquele episódio de "Frozen" pela décima vez, pense nos benefícios do aprendizado e do bem-estar que essa repetição proporciona, deixando de lado a preocupação de que seu filho deveria estar fazendo outra coisa.


Fonte: HealthyChildren





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