Peixe 'Diabo Negro' é avistado pela primeira vez na superfície durante o dia
- thacianamariani
- 11 de fev.
- 1 min de leitura
O peixe ‘diabo negro’ (Melanocetus johnsonii) foi avistado pela primeira vez na superfície, próximo à costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha. O avistamento ocorreu em 26 de janeiro de 2025, quando uma equipe de biólogos identificou o animal, conhecido por habitar águas profundas.

Os pesquisadores da ONG espanhola Condrik Tenerife estavam retornando ao porto após uma expedição de estudos sobre tubarões quando avistaram o peixe. O fotógrafo de fauna marinha David Jara, junto com os biólogos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco, registraram o momento. Segundo Laia Valor, a equipe inicialmente viu um objeto preto na água e, ao se aproximarem, perceberam que se tratava do diabo negro.
Esse tipo de peixe vive normalmente entre 200 e 2.000 metros de profundidade e nunca havia sido documentado vivo tão próximo da superfície. O motivo pelo qual ele emergiu ainda é incerto, mas os pesquisadores suspeitam que ele estivesse debilitado, tenha sido levado por uma corrente marítima ascendente ou estivesse fugindo de um predador. O exemplar encontrado estava em mau estado e sobreviveu apenas por algumas horas após ser avistado.
Até então, os registros do Melanocetus johnsonii estavam restritos a observações de larvas, exemplares adultos encontrados sem vida ou imagens obtidas por meio de submarinos em águas profundas.
O que será que o levou a fazer isso?.