O centenário que aqueceu pinguins com tricô
- thacianamariani

- 27 de ago.
- 2 min de leitura
A incrível história de Alfred Date, o homem que transformou fios de lã em vida e esperança para pinguins-anões na Austrália.

Quando a ternura encontra a ciência
No litoral de Victoria, na Austrália, pequenos pinguins-anões (little penguins) convivem com um risco constante: derramamentos de óleo no mar. Essas aves, do tamanho de uma galinha, ficam vulneráveis quando seu corpo entra em contato com petróleo. O óleo retira a impermeabilidade das penas, deixa-os frios e, se ingerido, pode ser letal.
A solução emergencial encontrada por voluntários foi simples e genial: vestir os pinguins com mini-suéteres de lã, para protegê-los até que possam ser limpos adequadamente.
Quem foi Alfred “Alfie” Date
Alfred Samuel Date nasceu em 1905, em Londres, e emigrou ainda criança para a Austrália. Viveu uma vida longa, passando por duas guerras, mudanças sociais profundas e, no fim da vida, morava numa casa de repouso em Umina, Nova Gales do Sul.
Lá, com mais de 100 anos, Alfie encontrou um propósito inusitado: usar seu talento no tricô para ajudar os pinguins-anões resgatados em Phillip Island. A partir de 2013, ele começou a confeccionar os pequenos suéteres, encantando enfermeiras, cuidadores e depois, o mundo inteiro.
O poder de um gesto simples
Com suas agulhas e novelos coloridos, Alfie produzia mini-roupinhas de lã que evitavam que os pinguins se intoxicarem lambendo o óleo das penas, além de manterem seu corpo aquecido enquanto esperavam o banho de reabilitação.
Quando a história veio a público em 2015, viralizou. A imagem de um homem de 109 anos dedicando seus dias a salvar aves feridas emocionou milhões de pessoas e ajudou a dar visibilidade ao programa “Knits for Nature”, da Penguin Foundation.
Mais do que tricô: um legado
Alfie faleceu em 2016, aos 110 anos, mas sua atitude deixou uma mensagem inspiradora: nunca é tarde para ajudar. Mesmo em seus últimos dias, ele mostrou que pequenos gestos podem ter grandes efeitos, seja protegendo pinguins de um desastre ambiental, seja lembrando a todos nós que solidariedade não tem idade.
Fonte: Time / People



Comentários