Fotografia da Constelação da Ema sobre as Cataratas do Iguaçu vence o maior festival de fotografia da América Latina
- thacianamariani

- 19 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
Uma impressionante fotografia da Constelação da Ema, capturada sobre as Cataratas do Iguaçu, conquistou o primeiro lugar na categoria "Astro Night Sky" na 10ª edição do Brasília Photo Show, considerado o maior festival de fotografia da América Latina.

A imagem, intitulada "Astrofotografia da Ema", foi registrada pelo astrofotógrafo Rodrigo Guerra, membro do projeto Cosmos Iguassu. A fotografia destaca a constelação da Ema, uma formação celeste descrita pelos povos guaranis, visível nos meses de outono e inverno no hemisfério sul. Para os guaranis, essa constelação simboliza o "tempo velho", período de frio e escassez.
O registro foi feito em 11 de junho de 2024, utilizando a técnica de dupla exposição com tripé fixo, registrou tanto o céu estrelado quanto o arco‑íris lunar criado pelo spray das quedas d’água.
Apesar das condições desafiadoras, como vento forte e spray de água das Cataratas, Guerra conseguiu capturar a imagem que agora será exibida no Museu de Arte de Brasília (MAB).
Reconhecimento e repercussão
O Brasília Photo Show recebeu cerca de 10.000 inscrições e premiou 400 fotos, que agora são exibidas no Museu de Arte de Brasília.
Rodrigo também já teve três imagens selecionadas pela NASA como “Foto astronômica do dia”.
O registro foi destaque em diversos veículos nacionais e internacionais
Essa conquista ressalta a beleza natural das Cataratas do Iguaçu e a riqueza cultural dos povos indígenas, além de evidenciar a importância da astrofotografia na preservação e divulgação do patrimônio natural e cultural brasileiro.

As informações foram obtidas a partir de fontes como os sites oficiais Cataratas do Iguaçu, Diário de Foz



Lindo