top of page

“Foi tudo muito rápido”: Jovem é Engolido e Expelido por Baleia no Chile

Uma cena impressionante ocorreu na Baía de Águila, em Punta Arenas, no Chile. Um jovem de 23 anos foi engolido por uma baleia-jubarte enquanto praticava packrafting com seu pai. Felizmente, ele foi expelido segundos depois sem ferimentos graves, transformando o que poderia ser uma tragédia em um verdadeiro milagre.



"Senti algo me atingir por trás — tudo aconteceu em um instante. De repente, fui envolvido por algo de cor azul-escura ou branca, e uma textura viscosa roçou meu rosto", relatou Simancas em uma entrevista na noite de quinta-feira.


"Então, tudo se fechou ao meu redor e comecei a afundar. Apenas fechei os olhos e esperei pelo impacto. Mas, em vez disso, percebi que estava cercado por água. Foi quando entendi que estava dentro da boca de algo e tinha sido engolido."

"Pouco depois, senti meu colete salva-vidas puxando-me para cima e, num instante, fui expelido de volta à superfície", acrescentou.


"Eu havia ligado a câmera para registrar as ondas quando, de repente, ouvi um som muito alto atrás de mim, semelhante ao estrondo de uma grande onda quebrando", recordou o pai Dell Simancas.

"Virei-me rapidamente, mas não consegui ver Adrián nem o barco em lugar algum, senti um aperto de medo assim que meu filho desapareceu. Foi então que, de repente, ele emergiu da água junto com o que parecia ser um enorme animal", relatou.


O momento aconteceu quando a baleia emergiu para se alimentar e, acidentalmente, sugou o jovem junto com a água e o krill. Especialistas explicam que as jubartes não têm capacidade de engolir presas grandes e, por isso, instintivamente expeliram o rapaz de volta ao mar.


Apesar do final feliz, especialistas alertam para os riscos de se aproximar demais desses gigantes marinhos. O caso reforça a importância de respeitar as distâncias de segurança ao praticar esportes aquáticos em regiões com alta presença de baleias.



Comments


bottom of page