top of page

O Lado Sombrio dos Contos de Fadas: As Versões Reais e Assustadoras

Esqueça as versões fofas da infância.

Esses contos clássicos têm origens sombrias, trágicas e até cruéis.

Prepare-se: a verdadeira origem desses contos pode ser bem diferente do que a gente ouviu quando era criança…


Chapeuzinho Vermelho (versão original dos Irmãos Grimm e Charles Perrault)

Na versão de Charles Perrault (1697), não há final feliz. O lobo engana Chapeuzinho, devora a avó e depois come a menina também. A moral da história era um alerta para meninas jovens não confiarem em estranhos, principalmente “lobos” em forma de homens sedutores.

Na versão posterior dos Irmãos Grimm, o caçador aparece para salvar o dia: ele abre a barriga do lobo, resgata avó e neta ainda vivas, e enche a barriga do lobo com pedras, matando-o. Bem mais gráfico do que parece nos desenhos…


Os Três Porquinhos (versão original inglesa)

Na versão tradicional britânica do século XIX, os dois primeiros porquinhos são realmente comidos pelo lobo, que derruba suas casas frágeis. O terceiro porquinho, que constrói com tijolos, é mais esperto: ele engana o lobo várias vezes e, quando o lobo tenta descer pela chaminé, o porquinho ferve uma panela de água e cozinha o lobo vivo. Fim.


Rapunzel (versão original dos Irmãos Grimm)

A versão original é bem mais obscura. Rapunzel vive presa na torre por uma feiticeira chamada Gothel. Quando o príncipe a visita repetidamente, Rapunzel acaba engravidando sem saber o que está acontecendo (a gravidez é descoberta quando ela pergunta inocentemente por que suas roupas não servem mais).

A bruxa corta o cabelo dela e a abandona no deserto. O príncipe, ao tentar subir com as tranças, encontra Gothel, se desespera e se joga da torre, caindo sobre espinhos e ficando cego. Só reencontra Rapunzel anos depois, ela com filhos gêmeos e suas lágrimas curam sua cegueira.


João e Maria (versão original dos Irmãos Grimm)

João e Maria são filhos de um lenhador pobre. Durante uma crise de fome, os pais (ou a madrasta) os abandonam na floresta. Eles encontram uma casa de doces habitada por uma bruxa canibal que quer engordar João para comê-lo.

Maria consegue empurrar a bruxa no forno, matando-a. Eles pegam os tesouros da casa e voltam para casa, onde descobrem que a madrasta morreu (na versão original), e vivem felizes com o pai. A história tem origem em tempos de fome real na Europa.


A moral dessas histórias:

As versões mais antigas dos contos de fadas eram muitas vezes usadas para transmitir lições de vida e para ensinar as crianças sobre os perigos do mundo. Elas tinham um tom moralista e, muitas vezes, envolviam punições severas para personagens que se comportavam de maneira errada ou imprudente.


Com o tempo, especialmente no século XIX e XX, essas histórias foram suavizadas e adaptadas para se tornarem mais palatáveis para o público infantil. A Disney, por exemplo, fez grandes modificações em várias dessas histórias, suavizando os elementos sombrios, focando mais no romance e na moral positiva, o que resultou nas versões que conhecemos hoje.



コメント


bottom of page