Chamas na Água? O Fenômeno Incrível da Cachoeira de Fogo
- thacianamariani
- há 19 horas
- 2 min de leitura
Durante alguns dias de fevereiro, uma simples queda d’água no Parque Nacional de Yosemite se transforma em um espetáculo flamejante, encantando visitantes do mundo inteiro.

Quando a luz do pôr do sol transforma a modesta Horsetail Fall em um fluxo luminoso alaranjado, um espetáculo natural que dura poucos minutos, somente em fevereiro.
A cada ano, durante meados e fim de fevereiro, uma cachoeira localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, dá origem a um espetáculo visual impressionante. A Horsetail Fall, normalmente modesta, torna-se uma cascata flamejante quando os últimos raios do sol incidirem nela com precisão, criando a ilusão de fios de lava descendo pelo paredão de El Capitan. O fenômeno é conhecido popularmente como “Firefall” ou “Cachoeira de Fogo” .
Como acontece? (Mecânica do fenômeno)
Requer fluxo suficiente de água, proveniente do derretimento de neve acumulada durante o inverno, só acontece quando há reservação adequada de neve.
É vital que o céu esteja limpo: nuvens ou neblina podem bloquear ou dispersar a luz solar e eliminar o efeito.
O ângulo do pôr do sol deve ser exato: o feixe de luz precisa chegar direto à cascata cerca de 10 a 15 minutos antes do crepúsculo, realçando tons laranja e vermelho no rastro de água.
Dura aproximadamente entre 5 a 15 minutos por dia, ao longo de um período limitado de cerca de duas semanas em fevereiro.
Melhor Época para Ver a Cachoeira de Fogo
Datas ideais: de 10 a 28 de fevereiro, com o auge geralmente entre 19 e 23 de fevereiro.
Reservas e Acesso ao Parque
É obrigatório reservar entrada para o Yosemite National Park durante os dias do fenômeno.
As reservas são feitas pelo site oficial do National Park Service (nps.gov).
Chegue cedo: Chegue 1h antes do pôr do sol para garantir lugar, há caminhadas de 1,5 km até os melhores pontos de observação, como El Capitan Picnic Area e Southside Drive.
Vista-se para frio intenso e leve lanterna para voltar após o pôr do sol.
Confira no vídeo o momento exato do espetáculo.
Curiosidades
A cachoeira Horsetail Fall ganhou sua fama em 1973 com uma foto de Galen Rowell publicada na National Geographic; antes disso, nunca tinha sido notada como espetáculo visual.
O evento chama-se Firefall mas oficialmente o parque reserva esse nome para um ritual antigo (até 1968): chamas artificiais corriam do Glacier Point, hoje proibido pelos guardas para preservar a natureza.
Algumas pessoas que tentaram ver esse fenômeno por anos disseram que só conseguiram presenciá-lo 2 ou 3 vezes, mesmo após décadas de tentativas.
A popularidade crescente motivou a instauração de um sistema de reservas para controle de visitantes em datas específicas de fevereiro. O excesso de público causou erosões, lixo e impactos ambientais.
Em fevereiro de 2025, funcionários do parque penduraram uma bandeira americana invertida próximo à Horsetail Fall como protesto público contra cortes massivos no corpo de funcionários do Serviço de Parques Nacionais.
O Firefall de Yosemite é um espetáculo da natureza que combina geologia, meteorologia e física ótica de maneira rara. Se as condições são perfeitas, um simples fio de água se transforma, por breves minutos, em um rio incandescente, atraindo multidões de fotógrafos e amantes da natureza. Mas mais do que um show visual, o fenômeno levanta questões sobre como equilibrar conservação ambiental e turismo em espaços naturais frágeis.
Fontes: National Geographic e Wikipedia
Comments